
Psicanalista Glauce Valéria
Constelação Familiar e Terapia
O que é Constelação Familiar?


A Constelação Famíliar é um método de Terapia Complementar Integrativa reconhecida pelo SUS como uma poderosa fetécnica de transformação e autoconhecimento capaz de promover insights importantes sobre as raízes de nossas dores, medos e bloqueios emocionais que tanto prejudicam a evolução da vida.
O atendimento revela que os traumas que não foram tratados e curados podem atravessar gerações atuando dentro da família através de repetições de padrões que prejudicam a vida conjugal, profissional, financeira, gerando sérios conflitos, sintomas, comportamentos destrutivos e até a morte.
A pessoa envolvida em um emaranhamento da história familiar constantemente sente-se em desconexão consigo mesma e em descontentamento constante em seus relacionamentos e com a vida.
Os benefícios podem ser sentidos logo após o atendimento através de um novo olhar para a sua história pessoal e familiar. O cliente ganha forças para assumir uma nova postura interna, estabelecer limites nas relações abusivas, ocupar seu próprio lugar e permitir que os outros ocupemos os seus lugares, enfim consegue estar em sua própria vida com mais tranquilidade, fluidez e autenticidade para realizar seus desejos e propósitos.
Alguns temas que podem ser atendidos: Divórcio difícil, separação de casal com filhos, alienação parental, pessoas que se sentem estranhas na família ou em grupos, perdas prematuras por morte ou separação, pessoas que não se permitem serem felizes ou bem-sucedidas, acontecimentos funestos ou trágicosa na família, sintomas e doenças frequentes, compulsões destrutivas, vítimas de bullying, fracassos financeiros apesar do grande empenho, desejo de superar conflitos internos e externos, diante de grandes decisões, libertar-se dos difíceis emaranhados familiares, abertura para relacionamentos afetivos, dificuldades profissionais e outros.
.png)

Maldições e Bençãos na Família.
A palavra "maldição" tem origem no latim "maledictio", que significa "dizer mal"
Acredito que todos que lerem esse post em alguma etapa de sua vida foi amaldiçoado com narrativas maldosas verbalizadas por pessoas de sua família.
Quando não temos recursos emocionais para elaborar e reagir, então fortalecemos a maldição como uma crença verdadeira no âmago de nossa alma e passamos a atuar na vida de acordo com as maldições recebidas.
Quando as maldições são ditas pelas pessoas que mais amamos e confiamos, então de maneira inocente creditamos força nesse poder nocivo e devastador contra nossos sonhos, nossa felicidade e nossa própria vida.
Em minha trajetória profissional escuto muita coisa:
"não morro antes de te ver embaixo da ponte." Mãe
A filha dessa senhora se viciou e atualmente mora nas ruas do RJ
"aqui em casa é um bando de burro, só irão até a quarta-série." Pai
Dos 4 filhos apenas um fez doutorado, os demais não chegaram nem até a quarta-série.
"por mim vocês não se casam nunca, seriam freiras." Mãe
Nenhuma das filhas se casaram e não ousaram viver seus relacionamentos.
"coloque-se no seu mesquinho lugar." Mãe
A filha dessa senhora tem nível superior, mas trabalha como funcionária pública em uma função que exige apenas o ensino fundamental.
O Psicanalista Carl Jung diz: "o terapeuta só leva o cliente até onde ele já foi."
Eu recebi muitas maldições, mas transcendi e sigo transformando elas em bençãos.
Dúvidas frequentes
1) Como é o atendimento individual?
O atendimento acontece no consultório do terapeuta com o método de representação de bonecos, com imagens ativas e duração de 1h30 minutos.
2) O que preciso para constelar?
Apresentar um tema em sua vida que deseja solução.
3) Quais temas podem ser constelados?
Doenças, vícios, compulsões, relacionamento de casal, com pais ou filhos, questão profissional, questões afetivas, dificuldades financeiras e outros.
4) Esta abordagem tem algo em relação a alguma religião?
Não. A abordagem não está ligada a nenhuma religião ou credo, mas valoriza a crença individual de cada cliente.
5) Posso ir com meu parceiro (a)?
Claro! O trabalho de um cônjuge, mesmo que seja de um tema pessoal, permite ao outro que o acompanha, perceber como os movimentos de amor de seu parceiro (a) se desenvolvem.
6) Posso constelar para meu filho?
Isso depende. Por regra, os pais podem fazê-lo por seus filhos pequenos, mas nem sempre pelos filhos adultos.
7) Criança pode constelar?
Sim, desde que os pais (ou pelo menos um deles) precisam estar presente. Lembrando que na verdade esse trabalho atua em toda a família, mesmo que os demais membros não estejam presentes.
8) É possível constelar com dependente químico?
Sim, com ressalvas. Alguns critérios precisam ser atendidos antes que possamos trabalhar com um dependente químico: ele(a) não pode estar “em surto” ou em “abstinência” e precisa “querer” realmente algo.
9) Posso colocar uma questão de saúde?
Sim. Atente, porém que esse trabalho não é um substituto para o tratamento médico adequado.
10) É necessário saber de todas as informações relativas a seus pais, avós e bisavós?
Não. Não é necessário. Como regra, quase sempre aquilo que atua em uma família nem sempre é totalmente sabido por todos os membros dessa família. O essencial se mostra através da constelação em si.
14) É possível constelar problemas com o dinheiro?
Sim, perfeitamente. Tais questões via de regra tem profundas ligações com as relações dentro da família. Muitas dinâmicas surpreendentes, envolvendo dificuldades com dinheiro, vem à luz através das constelações
16) É possível um deficiente físico constelar?
Sim, claro. A deficiência física não interfere no trabalho.

A série Turca disponível no Netflix Uma Nova Mulher aborda com clareza e revela a importância do empenho de muitos médicos em vários países para comprovar a eficácia da método de Constelação Familiar na cura e remissão de várias doenças e na melhora da qualidade de vida.
Algumas pessoas contam que buscaram a Constelação Familiar após assistir a série porque compreenderam e se sentiram mais confiantes e seguras.
O método de terapia complementar de Constelação Familiar revela que os traumas não tratados que podem atravessar gerações e prejudicar aspectos da vida conjugal, profissional, financeiro e gerar muitos sintomas, comportamentos destrutivos e até a morte.